Todo tirano tem em seu caminho uma bala perdida (bem vinda) que lhe tira a vida, derruba-o do poder. Jacytan Melo

Caldeirão lisergico - Malungo e Leonardo Chaves

Vídeo produzido por Malungo e Leonardo Chaves, mostra lances da poesia alternativa pernambucana, registros de fotos, livros e cartazes com textos de Francisco Espinhara e Bráulio Brilhante, além de poemas do livro de Malungo,"O terceiro olho usa lente de contato" numa estética de video clip.

Fragmentos de um Livro leve com águas e anoitecimentos

Fragmentos de poemas de um Livro leve que virá com "Águas e anoitecimentos" de Edmir Carvalho Bezerra

Marcelino Freire

Tempo Ácido - poeta Malungo

segunda-feira, 11 de maio de 2015

EVENTO (PE) - Jornada Literária Chapada do Araripe circula pelo Sertão


Escritor e professor Lourival Holanda
Imagem: Reprodução/Internet

POESIA NO CELULAR - De 13 a 23 de maio, a Jornada Literária Chapada do Araripe, realizada pelo Sesc Pernambuco, desbrava o Sertão pernambucano levando na bagagem o universo da palavra e seus formadores. Em sua terceira edição, o projeto percorre as cidades de: Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Granito, Exu, Moreilândia e Bodocó. E propõe uma ação sistemática, contando com atividades formativas de estimulo à leitura, uma prioridade para a instituição, e promovendo um grande encontro para a difusão da literatura.

A programação prioriza o retorno profissional de escritores e pensadores da literatura, que residem fora de sua terra natal e a integração deles com os escritores que residem na Chapada, um dos pontos de intensa produção literária do estado, além de promover o encontro entre escritores e o público leitor. As ações da Jornada Literária Chapada do Araripe incluem: a Alvorada, um cortejo pelas ruas da cidade; Um escritor na minha escola, ação com o objetivo de aproximar jovens leitores de quem escreve em Pernambuco, aprofundando essa relação e o conhecimento acerca da criação literária; mesas de glosa, onde declamadores improvisam versos; além de rodas de conversas e leituras, recitais, cantorias, intervenções, ações formativas, oficinas entre outras atividades.

Homenageado – Este ano o projeto presta homenagem a Lourival Holanda (foto). Natural de Bodocó, Lourival já esteve na Jornada como convidado e, em 2015, recebe as honras pela representatividade literária. É autor de vários estudos sobre cultura e literatura no Brasil e na França. Entre seus livros estão “Fato e fábula” e "Sob o signo do silêncio”. Além de escritor e professor, o homenageado é editor da Revista Estudos Universitários da UFPE desde 2013 e, recentemente, assumiu a direção da Editora Universitária da UFPE.

Calendário - Descentralizando as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais, a primeira parada da Jornada acontece em Araripina (dias 13 e 14), seguindo por Trindade (15), Ipubi (16), Ouricuri (17 e 18), Granito (19), Exu (20), Moreilândia (21) e encerra em Bodocó (dias 22 e 23).

Confira a programação completa.
PROGRAME SUA FESTA, DEIXE OS MÚSICOS POR NOSSA CONTA

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com Jacytan Melo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Uma viagem entre becos e vielas, escombros e ruínas, pontes e palafitas que trafegam nos versos do poeta Malungo. Vídeo participante da 4ª edição da Mostra "TV no Parque" - agosto/2009