Todo tirano tem em seu caminho uma bala perdida (bem vinda) que lhe tira a vida, derruba-o do poder. Jacytan Melo

Caldeirão lisergico - Malungo e Leonardo Chaves

Vídeo produzido por Malungo e Leonardo Chaves, mostra lances da poesia alternativa pernambucana, registros de fotos, livros e cartazes com textos de Francisco Espinhara e Bráulio Brilhante, além de poemas do livro de Malungo,"O terceiro olho usa lente de contato" numa estética de video clip.

Fragmentos de um Livro leve com águas e anoitecimentos

Fragmentos de poemas de um Livro leve que virá com "Águas e anoitecimentos" de Edmir Carvalho Bezerra

Marcelino Freire

Tempo Ácido - poeta Malungo

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O QUE É POESIA? - Antônio Cícero ministra masterclass em Fortaleza (CE)


Escritor e filósofo Antônio Cícero
Imagem: Reprodução/Internet

por Marcos Sampaio | Jornal de Hoje (Vida & Arte)

#POESIA NO CELULAR - Reconhecido como um dos principais autores brasileiros, Antônio Cícero foi o convidado da noite do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza), no dia 10 de junho. O escritor e filósofo, de 70 anos, participou da masterclass O que é poesia?, onde discutiu o conceito e as transformações que o gênero sofreu ao longo dos anos. Como metodologia, o carioca analisa diversas obras literárias e plásticas.

CULTURA

Nascido no Rio de Janeiro, em 1945, Antônio Cícero viveu boa parte da vida entre o Brasil e o exterior. Na adolescência, para acompanhar a família que estava de mudança para Washington, ele passa uma temporada nos EUA e volta para cursar Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ). Devido a problemas com o regime militar brasileiro, acaba por concluir o curso na Universidade de Londres, na Inglaterra, em 1969.

DINHEIRO

Professor, ensaísta e escritor, Antônio Cícero é autor de obras como O mundo desde o fim (1995) e Finalidades sem fim (2005). Nesta segunda obra, ele aborda os dilemas da criação artística e poética a partir do legado moderno do século XX. Para isso, o escritor analisa a obra de nomes como Waly Salomão (1943 – 2003), João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999) e Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987), além de autores da antiguidade como Homero e Horácio.

CREDICARD

Como poeta, Cícero teve boa parte de sua obra popularizada a partir da parceria com a irmã Marina Lima. Lado a lado com a cantora a compositora desde o disco de estreia, Simples como fogo (1979), ele foi seu parceiro mais frequente. Juntos, eles assinaram clássicos do pop nacional como Pra começar, Fullgás, Charme do mundo e Virgem. Foi inclusive Marina quem trouxe o irmão para a música, quando, contra a vontade de Cícero, mexeu em uma de suas gavetas e encontrou o poema Canção da alma caiada.

DESCOMPLICA

Ela colocou melodia e apresentou ao irmão, que só perdoou a “invasão” porque gostou do resultado. A canção foi lançada em 1979 por Zizi Possi, no álbum Pedaço de mim. Com o tempo, Antônio Cícero ganhou novos parceiros na música, como Adriana Calcanhotto, Lulu Santos e João Bosco, e publicou os livros de poesia Guardar (1996) e A cidade e os livros (2002).

VIAJE MAIS! VOE PELA TAM

Em 2012, lançou de um só fôlego Poesia e filosofia (Civilização Brasileira), “um ensaio em 23 capítulos” como ele mesmo define, e Porventura, com 35 poemas.
PENSOU CULTURA, A CULTURA ENTREGA

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com Jacytan Melo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Uma viagem entre becos e vielas, escombros e ruínas, pontes e palafitas que trafegam nos versos do poeta Malungo. Vídeo participante da 4ª edição da Mostra "TV no Parque" - agosto/2009